Você já deve ter ouvido falar dos hipsters. Ou, como eu, ter sido acusado de fazer parte desse grupo. Mas o que é ser hipster? O que eles fazem, onde vivem, quais são seus hábitos alimentares? Essa sexta no Globo Repórter. Mentira, aqui no Boy Magia . NET mesmo.
Desde a década de 40 que a palavra hipster é usada para designar adolescentes e jovens adultos que iniciam tendências e as descartam no segundo em que todos resolvem aderir, ou mais claramente, quando “vira modinha”.
Enquanto você corre pro Cinemark pra assistir algum blockbuster, o hipster vai pro Metrópolis ver o último filme do Copolla. Está ouvindo o novo álbum dos Foo Fighters ou conferindo o clipe novo da Britney? O hipster acabou de baixar o último single de uma banda do interior da Finlândia, tocado em instrumentos artesanais e gravado em um IPhone.
“Eu ouço bandas que ainda nem existem.” Falando em Moda, que é o que esse blog se propõe a discutir, os hipsters são MESTRES. Quando você comprar aquela calça diferentona achando que vai impressionar, um hipster já vai ter doado a dele pra caridade, transformado em shorts ou inventado uma maneira de usá-la na cabeça.
Eles gostam de exclusividade (as costureiras do bairro agradecem), não exigem roupas de grife e costumam garimpar em brechós (o importante é a criatividade na hora de montar o look) e adoram misturar estilos (étnico-patricinha-rocker-folk, por exemplo). Às vezes, essa loucura toda não funciona e aí não é mais hipster, é brega mesmo .
Lembra dos bonés Van Dutch, dos lenços palestinos ou, mais recentemente, dos malditos Ray Bans coloridos? Antes de esses produtos virarem febre mundial, os hipsters já os usavam, recebendo olhares tortos por conta disso.
Então, quando avistar alguém usando gola V, óculos de acetato com ares vintage, peças xadrez, skinny jeans, turbantes e color-blocking, apenas vislumbre suas futuras aquisições.
Ficar atento a esse público é muito importante, tanto para atendê-lo da maneira correta (inovando, buscando ser original), quanto como fonte de inspiração (pelas incríveis produções ou pelas dicas culturais).