Saindo do seu estilo típico, David Bowie não apenas lançou seu último álbum "Blackstar" para coincidir com seu 69º aniversário na semana passada, em 8 de janeiro - ele estava usando-o para dizer adeus ao mundo. Uma batalha de 18 meses contra o câncer que quase ninguém sabia, veio a fim trágico ontem (10 de janeiro), e Bowie dava dicas sombrias sobre sua condição terminal para seus fãs e seguidores no que era para ser o vídeo da música final de sua vida.
Lançado apenas quatro dias atrás, o vídeo para o single 'Lazarus’ foi a despedida remate de Bowie, começando com uma venda nos olhos, de aparência frágil, deitado na cama. Suas primeiras palavras "Olhe aqui para cima, eu estou no céu / Eu tenho cicatrizes que não podem ser vistas" são agora, obviamente, uma admissão de sua saúde, em vez de apenas um devaneio fantástico sobre a mortalidade. Logo, se torna evidente que a cama em que ele está em um hospital e em que Bowie começa a flutuar sobre, significa sua transmutação para o outro lado. Vê-lo agora, é uma declaração tão ousada quanto desoladora.
Como Bowie se contorce sobre a cama, tentando se libertar, outro Bowie aparece, um Bowie vestido de preto, que ainda pode ficar em pé, que ainda pode se apresentar, pegar uma caneta e criar. A inspiração bate nele e ele rabisca com muita velocidade em um caderno, enquanto o outro Bowie continua a ter convulsões. Enquanto ele escreve, vemos um crânio sentar-se ameaçadoramente em sua mesa de trabalho, significando assim, o espectro da morte que pairava sobre Bowie e sua criação final, enquanto que ele dava passos para trás em um armário de madeira, uma espécie de caixão para um ícone de estilo e moda.
"Sua morte não foi diferente de sua vida - uma obra de arte ", explicou o produtor de Bowie, Tony Visconti. "Ele fez ‘Blackstar’ para nós, seu presente de despedida. Eu soube durante um ano, que seria dessa forma. Porém, eu não estava preparado para isso”. Criativo para o final, o vídeo 'Lazarus' é uma maneira muito triste dizer adeus, porém a mais apropriada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário