A moda, hoje, é o que a indústria e os estilistas propõem para uma estação ou um período do tempo. É um sistema de renovação permanente das maneiras de se vestir e de se comportar. Esse é um fenômeno relativamente novo na história da humanidade, se considerarmos a preocupação do homem com a roupa desde as cavernas. Prova de que foi possível viver mito tempo sem ela.
Até o final da Idade Média, por exemplo, uma vestimenta durava séculos. Com pequenas variações em função da posição social, de um enfeite ou outro, os egípcios, gregos e romanos usaram o mesmo tipo de túnica ao longo da antiguidade.
Entre os medievais, a túnica com colante para os homens e o camisolão para as mulheres sobreviveram por centenas de anos ... Só no final do século XIX, quando começa a se reconhecer como indivíduo e não como um ser coletivo, cujo destino estava colado ao da comunidade, é que o homem sentiu maior necessidade de se diferenciar dos demais.
A partir daí, a moda se tornou um sistema que as mudanças passaram a ser aceitas como uma necessidade contínua de novas expressões. Até chegar ao exagero de hoje, quando ela muda sua propostas, no mínimo, duas vezes ao ano.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário